JP Hope - шаблон joomla Авто
slide 1

Futuro Presbitério da Igreja de Santa Catarina de Alexandria.

slide 2

Visão Externa Porta da Igreja.

Pastoral do Batismo

Escrito por Rodrigo Ligado . Publicado em Uncategorised

O Batismo é o nascimento.

Como a criança que nasce depende dos pais para viver, também nós dependemos da vida que Deus nos oferece.
No Batismo, a Igreja reunida celebra essa experiência de sermos dependentes, filhos de Deus.
Pelo Batismo, participamos da vida de Cristo. Jesus Cristo é o grande sinal de que Deus cuida de nós.

Pequeninos do Senhor

Ligado . Publicado em Uncategorised

Pequeninos do Senhor é um SERVIÇO da Igreja Católica, de evangelização de crianças de 3 a 7 anos, durante as Missas no dia do Senhor. Oferece, gratuitamente,  o Missal dos Pequeninosque é um subsídio Catequético-Litúrgico, que é um material próprio, de fácil acesso e linguagem simples para os catequistas acolherem os pequeninos, enquanto seus pais estão na Missa ou na Celebração Dominical.

O Olhar Missionário de Padre Alberto Garutti

Ligado . Publicado em Uncategorised

Pe. Alberto Garuti, PIME "Combateu o bom combate!"

Deus o recebeu com os outros Santos no Céu. Agradecemos a Deus por tão grande dom!  + 6 de novembro de 2016. Solenidade de Todos os Santos.

Parte do último sermão enviado pelo Pe. Alberto, referente ao 22 Domingo do Tempo Comum, dia 28 de agosto último:"Jesus nos convidou a ocuparmos o último lugar no banquete que visa a vida eterna e que começa aqui nesta terra no chamado Reino de Deus e a não excluir ninguém deste banquete  apesar das dificuldades que possam ter, e se mostrou como sendo aquele que por primeiro ocupou o último lugar , como apareceu na cruz, para servir a nós todos, pois servir é amar."

Pastoral da Catequese

Coordenadora: Edite da Silva

PASTORAL DA CATEQUESE

A missão da Pastoral da Catequese é iniciar crianças, adolescentes, jovens e adultos na fé cristã. Esta iniciação se dá, concretamente, através da formação cristã à luz dos Evangelhos, da celebração litúrgica e da vivência comunitária. Realizamos encontros semanais de formação, onde são apresentados temas do nosso cotidiano, iluminados pela Palavra de Jesus que nos traz a vontade do Pai, na força do Espírito, onde buscamos do verdadeiro sentido da vida e mudanças de atitude em relação a Deus, ao irmão e à irmã e à mãe Terra .

“A Catequese é uma educação da fé das crianças, dos jovens e dos adultos, a qual compreende especialmente um ensino da doutrina cristã, dado em geral de maneira orgânica e sistemática, com o fim de os iniciar na plenitude da vida cristã” (CIC 5).

“Na verdade. o crescimento interior da Igreja, sua correspondência ao desígnio de Deus, depende essencialmente da Catequese. Neste sentido, a Catequese deve ser considerada como momento prioritário na evangelização” (DGC 64).

Como processo permanente de educação da fé, visa o crescimento e amadurecimento progressivo, formando o cristão, em comunhão com o Pai, o Filho e o Espírito Santo e com os irmãos, mediante a adesão pessoal a Jesus Cristo e a aceitação do seu caminho de salvação e libertação.

A catequese faz parte da ação evangelizadora da Igreja que envolve aqueles que aderem a Jesus Cristo. Catequese é o ensinamento essencial da fé, não apenas da doutrina como também da vida, levando a uma consciente e ativa participação do mistério litúrgico e irradiando uma ação apostólica. Segundo o Documento de Puebla (1979) e a afirmação dos Bispos do Brasil, a catequese é um processo de educação da fé em comunidade, é dinâmica, é sistemática e permanente.

“Todo catequista deve aplicar a si mesmo a misteriosa palavra de Jesus: ‘Minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou' (Jo 7,16)”

A Pastoral da catequese quer:
- Oferecer um itinerário de iniciação e formação permanente, sistemática e progressiva na fé, na esperança e na caridade, introduzindo a pessoa na vida da comunidade, na celebração e vivência dos mistérios da fé cristã, no seguimento a JesusCristo, com suas implicações na maneira de conviver e no compromisso com a transformação da realidade.
- Valorizar a Palavra de Deus na Bíblia como Fonte de vivência comunitária e da missão da Igreja e de cada cristão.
- Chamar toda a Igreja a fazer-se permanente ouvinte da Palavra de Deus, assimilando-a e confrontando-a com a vida.

HORÁRIOS:

FORMAÇÃO MENSAL - PRIMEIRO SÁBADO DE CADA MÊS DAS 14HS AS 15HS